Se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima

Meu nome é Rodrigo, sou esse cara aí do lado. Nasci numa tarde quente de verão, no último dia 28 do ano, em um Rio de Janeiro cheio de ombreiras e pochetes, e cresci assistindo a uma televisão cheia de gatos, ratos, coiotes, pássaros e coelhos que tentavam matar uns aos outros.

Mais que isso: uma televisão cheia de cientistas loucos, castelos mágicos e agentes secretos que me mostraram que não existia nada mais divertido que aprender. E eu aprendi.

Aprendi que a evolução natural do amor pelo aprendizado é o amor por ensinar, e foi assim que decidi que queria ser professor, antes mesmo de saber do quê: troquei, sem que a mamãe soubesse, a primeira opção do Vestibular de Ciência da Computação para Licenciatura em Física. E não é que acabei passando?

A minha sorte é que isso também me ajudou a perceber que eu gostava muito mais de Letras que de números, e foi nisso que eu acabei me formando, pela UFRJ, na meiuca da primeira década do milênio.

Depois de um estágio caótico e um intercâmbio sabe-se lá pra onde, aterrissei com tudo no Raion, um curso especializado em alunos com dificuldades de aprendizagem ou socialização. Foi amor à primeira vista, parecíamos feitos um pro outro, logo de cara!

Graças ao projeto de ensino interdisciplinar diferenciado, pude lançar minhas teias pra todos os cantos e me divertir dando aulas de todos os assuntos que eu mais gosto, usando como justificativa, principalmente, a disciplina de Conhecimentos Gerais.

E é assim que chegamos nesse humilde site! Minhas provas e questões caíram na rede feito fotos da Scarlett Johansson pelada e, depois de tantos pedidos e carícias ao ego, resolvi criar esse hotsite pra documentar minhas experiências em sala de aula, avaliações e projetos.

O preceito é formar uma base de dados e ideias, que eu vou poder compartilhar com vocês e usar em futuras aulas.

No menu abaixo você encontra seções que buscam esclarecer um pouco minhas ideias e visões, bem como responder algumas perguntas que recebo com frequência, quando uma de minhas avaliações "cai na boca do povo".

Esse site reflete um pouco a minha atitude frente a alguns projetos que desenvolvo com meus alunos: vou dar o pontapé inicial e, se correrem atrás da bola, o jogo continua!

Por último, queria agradecer a todo o carinho e incentivo que venho recebendo, de tanta gente desconhecida de todas as partes do globo: se eu continuo motivado a ganhar pouco, os culpados são vocês! ;)

Ah! E o título desse post saiu do Poema de Sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade! ;)

No comments yet.

Write a comment: